Ainda há muito por fazer quando o tema é acessibilidade, principalmente quando falamos de pessoas com mobilidade reduzida que se deslocam em cadeira de rodas no nosso país.
Os testemunhos menos positivos que nos chegam relatam a dificuldade de viver uma vida sem limitações de acessibilidade quando vivemos em cadeira de rodas – andar na caçada portuguesa, falta de equipamento de mobilidade nos transportes públicos (metro, comboio e autocarro) e edifícios públicos carregados de barreiras arquitetónicas que limitam a livre circulação de todos.
“Existem em Portugal um milhão e 700 mil portugueses com incapacidades.”
Muitos espaços do estado ainda não têm condições de acessibilidade para pessoas com dificuldades de mobilidade que se deslocam em cadeiras de rodas. Uma triste realidade que não coaduna com alguns esforços em legislar em relação ao tema, como, por exemplo, o Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto, que aprova o regime da acessibilidade aos edifícios e estabelecimentos que recebem público, via pública e edifícios habitacionais.
De uma forma sucinta – se preferir saber mais acessibilidades em espaços públicos clique aqui – este decreto determina os direitos para os indivíduos com mobilidade reduzida, e deveres estatais e privados para promover a acessibilidade a todos.
A LEVITA responde às suas perguntas.
Como posso subir e descer escadas em cadeiras de rodas?
Subir e descer escadas em cadeiras de rodas é uma tarefa muito dolorosa, por vezes mesmo impossível de se realizar.
Em boa verdade, apesar de existir “uma técnica” para o fazer, é desaconselhável fazê-lo sozinho. O nosso conselho é que, nestas situações, procure sempre ajuda de terceiros – sabemos que é algo que nem sempre estamos disponíveis e confortáveis para o fazer, aliás, é nosso direito viver livre e independente, mas o nosso conselho é que o faça.
Como posso subir e descer escadas em cadeiras de rodas e livre de perigos?
Esta é a pergunta certa. Sem ou com ajuda, subir e descer escadas em cadeira de rodas, é sem dúvida, uma tarefa perigosa e dolorosa. Por isso, partilhamos algumas formas de resolver este problema de acessibilidade. Subir e descer escadas em cadeira de rodas não é sinónimo de perigo quando instaladas as soluções de mobilidade certas para “derrubar” barreiras arquitetónicas. Ora vejamos algumas soluções.
1. Rampa para cadeiras de rodas
Uma rampa de acessibilidade ou rampa para cadeira de rodas é uma solução prática e económica. Este equipamento pode ser instalado sobre as escadas e com material antiderrapante à superfície. No entanto, se estivermos a falar de um lanço considerável de escadas, com inclinação considerável, esta ação torna-se extremamente dolorosa para quem se desloca em cadeira de rodas;
2. Plataformas Elevatórias
Esta solução destaca-se por ser uma resposta completa para os desafios de acessibilidade diária. As Plataformas Elevatórias têm o mesmo objetivo que os elevadores de escadas – ajudar pessoas com mobilidade reduzida a vencer desafios de acessibilidade.
No entanto, distinguem-se por possibilitarem o transporte de pessoas em cadeira de rodas, através de uma estrutura nivelada e segura – um género de tapete voador que auxilia o movimento de subir e descer escadas, sem dificuldades.
Podem ser instaladas em qualquer tipo de escada, até 40 metros, no interior e exterior, em comuns, privados ou públicos.
Quer saber mais sobre Plataformas Elevatórias?
Entre em contacto connosco.
Temos uma equipa pronta para ajudar!
Como posso subir e descer escadas em cadeiras de rodas?
Respondem a diferentes desafios de acessibilidade. Por exemplo, as plataformas elevatórias para escadas interiores destacam-se pelo pouco espaço que ocupam e pela utilização versátil e intensiva – podem ser instaladas em escadas estreitas e possibilitam a utilização das escadas por todos. Para contexto exteriores, existem modelos totalmente resistente à humidade, chuva, calor e frio – graças à proteção IP5. Existem ainda as Plataformas verticais, apreciadas para vencer desníveis com ou sem escadas, de 1 a 3 metros de altura.
Extremamente simples de usar, são apreciadas pelo seu design compacto, funcionamento silencioso e capacidade de carga, além de serem uma das mais seguras e confortáveis do mercado. Surpreendem pela instalação rápida e sem obras – não necessitam de licenças camarárias, alterações estruturais significativas e não estão obrigadas a contratos de manutenção
Subir e descer escadas em cadeiras de rodas é possível. E sem perigos!
Conforme partilhamos, viver de forma livre e independente, sem barreiras de acessibilidade, é um direito do cidadão. Mais ainda, faz parte dos deveres estatais e privados promover a acessibilidade a todo e, por isso, devem estar munidos de acessos a pessoas com qualquer tipo de problema de mobilidade ou sensorial.