Solicite um Catálogo

Peça hoje! sem compromisso

Solicite Orçamento

Gratuitamente e sem compromisso

800 100 227
Chamada Grátis

Dores nos joelhos? A dor mais comum à medida que envelhecemos.

Subir ou descer escadas, entrar ou sair do carro ou autocarro, as dores no joelhos tornam tarefas simples em complicadas.

Associada à osteoartrose ou osteoartrite, vulgarmente chamada artrose. Conheça-a!

A osteoartrose ou osteoartrite, mais conhecida por artrose, é uma doença reumática e é, de longe, a mais comum de todas. É uma patologia de natureza degenerativa que envolve toda a articulação, mas é o joelho o principal local onde esta patologia se manifesta, estimando-se que cerca de 1 em cada 10 pessoas com mais de 50 anos de idade sofre desta doença reumática. 

dor no joelho

A osteoartrose ou osteoartrite impacta a nossa qualidade de vida, pois, coisas simples como caminhar para ir ao supermercado ou subir e descer escadas tornam-se tarefas difíceis, dolorosas e, por vezes impossíveis de serem realizadas. Se tem ou conhece alguém que tem artrose saberá quanto esta doença, principalmente quando afeta os joelhos, perturba a rotina diária, liberdade e independência de cada um.  

Estrutura dos joelhos

Por vezes ignorados, os joelhos são uma das maiores e mais complexas articulações do corpo humano, compostos por músculos, tendões, ligamentos e ossos. 

Se pararmos para pensar um pouco, facilmente percebemos que a maior parte dos nossos movimentos necessitam dos joelhos como fonte de suporte, flexibilidade e estabilidade. Como tal, os nossos joelhos são importantes para realizarmos as nossas rotinas diárias como sentar, caminhar, subir e descer escadas, etc.  

anatomia-do-joelho

O nosso joelho é composto por 3 estruturas ósseas: a Tíbia (vulgarmente conhecida por canela), o fémur (maior osso do organismo humano) e a patela (também vulgarmente conhecida como rótula). O joelho ainda possui ligamentos que estabilizam a articulação, auxiliados pelos meniscos (interno ou medial e externo ou lateral), que estabilizam o joelho e amortecem os impactos sobre as cartilagens. O joelho move-se com seis graus de liberdade e apresenta movimentos de flexão e extensão, rotação, adução e abdução e translação (de anterior para posterior, de medial para lateral e axial).

Como já anteriormente referido, os joelhos são essenciais na maior parte dos nossos movimentos. Além de ser uma das articulações que mais usamos, é também a articulação mais favorável a lesões quer traumáticas – fruto de acidentes ou quedas – quer degenerativas – desgaste ou envelhecimento.

Por isso, é comum ouvirmos muitas pessoas a queixarem de dores nos joelhos, com maior incidência em pessoas com mais idade.

O que é a Osteoartrose e por que afeta tanto os nossos joelhos?

A artrose, osteoartrose ou osteoartrite é uma doença degenerativa que se caracteriza por um desgaste da cartilagem (a superfície que reveste as articulações). Como o nosso joelho é a articulação que mais usamos é, por isso, a mais suscetível ao desgaste. Também por isso está associada a pessoas com mais idade, pois, à medida que envelhecemos surgem mais problemas relacionados com os ossos e articulações, fruto do desgaste que o nosso corpo sofre com o tempo.

A principal manifestação da osteoartrose no joelho (Gonartrose) é a dor na parte anterior do joelho, principalmente ao subir ou descer escadas. Numa fase mais avançada, o problema pode originar uma limitação importante dos movimentos e da marcha, dificultando o dia-a-dia. As alterações na angulação contribuem muito para o desenvolvimento da Osteorartrose nesta localização, como é o caso de varismo e valgismo dos joelhos (joelhos “arqueados”).

A doença das articulações mais comum na terceira idade.

A Osteoartrite/Osteoartrose (artrose) não é sinónimo de envelhecimento articular (há idosos sem artroses e adultos jovens com esta doença), embora seja mais frequente à medida que envelhecemos, pois está relacionada com os anos de desgaste das articulações.

“Cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos têm osteoartrose e é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida de ano para ano.”

É uma doença pouco comum antes dos 40 anos, tornando-se mais frequente com a idade. Acima dos 70 anos, mais de 85% dos indivíduos apresentam sintomas de osteoartrose e quase 100% tem alterações nas radiografias compatíveis com esta doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 80% das pessoas com mais de 65 anos têm osteoartrose e é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida de ano para ano.

Viver com Osteoartrose!

Apesar de benigna, a Osteoartrose tem um impacto muito limitativo na vida e, por isso, aprender a viver com esta doença significa mudar alguns hábitos para melhor suportar a dor e desconforto que a doença traz consigo, bem como tomar medidas preventivas para evitar danos adicionais às já afetadas articulações. Partilhamos algumas dicas para ajudar: 

Pratique exercício físico diário: hidroginástica ou natação, por exemplo. O exercício físico ajuda a aliviar a rigidez causada pela doença, além de que melhora o equilíbrio e estabilidade e fortalece os músculos e a flexibilidade; 

Proteja as suas articulações: É muito importante que nas suas tarefas diárias proteja as suas articulações. E a boa notícia é que já existem equipamentos que ajudam a melhorar a qualidade de vida de uma pessoa que vive com osteoartrose. Desde os menores como bengalas ou andarilhos passando por equipamentos mais compostos como elevadores de escadas ou plataformas elevatórias que o ajudam a subir e a descer escadas.

Reorganize os móveis da casa: Certifique-se que a disposição dos seus móveis permite-lhe andar confortável dentro da sua casa. Aproveite ainda e coloque os utensílios diários em sítios estratégicos e fáceis de serem alcançados;

Use calçado apropriado: a utilização de calçado apropriado e confortável ajuda a proteger as articulações quando existe esforço; 

Perder peso: se o seu peso não é o adequado à sua estrutura, a osteoartrite pode piorar. Ao perder alguns quilos, estará a reduzir a quantidade de pressão sobre o seu joelho. Antes de iniciar a sua dieta, consulte o seu médico para saber qual a dieta mais indicada para si;

Todas estas dicas são importantes para o seu dia a dia. No entanto, o melhor conselho que podemos dar e que é um dos melhores amigos desta doença é o descanso. Descansar é muito importante. Nunca se esqueça. 

Como a LEVITA pode ajudar?

Se tem ou conhece alguém que tem artrose saberá quanto esta doença, principalmente quando afeta os joelhos, perturba a rotina diária, liberdade e independência de cada um.  Subir e descer escadas é uma das tarefas mais difíceis para aqueles que sofrem de Osteoartrite ou Osteoartrose (artrose). Além de doloroso, por vezes,é impossível, limitando  a mobilidade e a liberdade. Um elevador ou plataforma é uma solução de mobilidade capaz de devolver a liberdade de movimento a todos aqueles que vivem com esta doença degenerativa. São também vistos como uma solução de prevenção pois protegem as articulações do desgaste. 

Agende uma visita de avaliação com um especialista LEVITA e conheça as soluções de mobilidade que vão ajudar a melhorar a sua  qualidade de vida!

Esteja sempre a par das nossas soluções!
SIGA-NOS!

Olá, somos a LEVITA

Na LEVITA assumimos um único
e sincero compromisso: disponibilizar soluções que fazem a diferença na sua vida, ajudando-o a superar qualquer barreira de acessibilidade diária.

Acreditamos que a compra de um elevador deve ser consciente e clara.

Por isso, oferecemos um serviço de excelência que o acompanhará antes e durante toda a vida do seu equipamento.

Nós ligamos!

Precisa de mais informações?
A Levita liga-lhe grátis. Preencha os seus dados e nós ligamos.